Obrigatoriedade do planejamento contábil para as empresas

Jacqueline Mazzei

17/07/2024 às 09:49

Saiba o que é e quais empresas necessitam do Planejamento Contábil

Você sabia que todas as empresas, seja qual for o seu tamanho ou segmento, precisa realizar um planejamento contábil frequentemente?

Esse planejamento é fundamental para a saúde financeira e o sucesso sustentável de qualquer negócio, sem esquecer da sua enorme lista de benefícios. Siga acompanhando este conteúdo e saiba tudo sobre o assunto. Boa leitura!

Importância do planejamento contábil

Um planejamento contábil é superimportante para empresas que desejam um melhor gerenciamento do dinheiro, diminuir riscos e tomar as melhores decisões. Essa estratégia demanda uma organização e previsão das atividades financeiras.

De modo geral, o principal objetivo é a otimização referente ao uso dos recursos disponíveis, tudo para garantir conformidade com as obrigações fiscais. Assim, quando bem realizado, o planejamento ajuda no pagamento de impostos certos, no momento certo e ainda um acompanhamento das leis vigentes.

Assim, entende-se que o planejamento contábil é extremamente útil para o crescimento de uma empresa, afinal, proporciona bases sólidas para as tomadas de decisões estratégicas, otimizando os recursos e auxiliando a evitar riscos, contribuindo para o sucesso a longo prazo da organização.

Afinal, o que é um planejamento contábil

De uma maneira bem simples, o planejamento contábil pode ser definido como um processo organizacional cujo intuito é controlar e prever as atividades financeiras de uma empresa.

O planejamento conta com a elaboração de planos financeiros bem detalhados, os quais incluem projeções de receitas, despesas, lucros e o fluxo de caixa, assegurando que a organização terá uma gestão das finanças eficaz, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

Contar com esse tipo de planejamento proporciona algumas vantagens, como:

  • melhor gestão financeira;
  • conformidade fiscal e redução de riscos;
  • planejamento tributário estratégico;
  • tomada de decisão informada;
  • previsão e preparação futura;
  • melhoria na eficiência operacional;
  • aumento da credibilidade e confiança;
  • facilitação do crescimento e expansão;
  • melhor planejamento do fluxo de caixa;
  • apoio na gestão de riscos.

É uma prática que deve ser realizada em toda gestão financeira, auxiliando na busca dos objetivos, mas principalmente por decisões estratégicas, assegurando um crescimento relevante a longo prazo.

Dicas para realizar um planejamento contábil eficiente

O planejamento contábil só será eficiente, se for realizado de maneira correta e dentro dos termos legais. Assim, você poderá  manter as finanças alinhadas com o seu negócio.

Veja a seguir as dicas que separamos para que você tenha um planejamento correto e sem dor de cabeça.

1- Defina suas metas

As metas devem se fazer presentes, assim, pode-se entender o ponto em que a empresa quer estar com o passar do tempo. Pense onde quer estar a curto, médio e longo prazo, sendo específico para que o plano contábil seja específico e eficiente para as suas necessidades.

2- Mantenha os documentos organizados

Um planejamento só se torna eficaz quando tem organização, necessitando ter todos os documentos organizados e de fácil acesso, o que inclui faturas, recibos, folhas de pagamento e demais documentos que se relacionem com o financeiro.

Quando bem organizados, é possível entender melhor o fluxo de caixa, ponto crucial para a tomada de decisões.

3-  Tenha sob controle as contas a pagar e a receber

Portanto, o controle da organização faz com que as finanças da sua empresa estejam sempre em ordem. Indica-se monitorar as entradas e saídas, garantindo o pagamento de todas as despesas dentro dos prazos e os recebíveis coletados de maneira eficiente.

4- Aposte em um calendário de tributos

Ter um calendário de tributos pode auxiliar no planejamento contábil, afinal, com ele você saberá o vencimento de todas as dívidas, incluindo impostos e demais obrigações fiscais,  evitando o pagamento de multas e juros por conta de atrasos.

5- Fique de olho nos resultados

De nada adianta ter um planejamento contábil e não monitorar os resultados. Essa análise faz com que você veja se as coisas estão ocorrendo como deveriam, podendo inclusive identificar desvios e realizar ajustes sempre que necessário.

Veja quais empresas necessitam desse tipo de planejamento

Destarte, toda e qualquer empresa, seja qual for seu porte ou setor de atuação, deve ter um planejamento contábil.

Porém, a complexidade e o detalhamento desse tipo de planejamento pode ter variações que vão de acordo com o tamanho e as especificidades de cada negócio. Para compreender melhor, veja como o planejamento atua nos mais variados tipos de organizações.

  • Micro e pequenas empresas: atua para um fluxo de caixa positivo, garante o cumprimento das obrigações fiscais e planeja investimentos de forma organizada.

  • Empresas de médio porte: indicado para recursos e otimizações de custos eficientes, bom aproveitamento de incentivos fiscais e redução da carga tributária.

  • Empresas de grande porte e corporações: o planejamento auxilia na coordenação de operações nos vários departamentos e unidades, mantendo a transparência e a responsabilidade financeira mediante órgãos reguladores.

Dessa forma, entende-se a importância e a necessidade de ter um bom planejamento contábil na sua empresa.

Diante de todas as complexidades, saiba que você pode contar conosco para ajudá-lo no que for necessário. Atuamos com os melhores e mais capacitados profissionais do mercado. Clique aqui e fale com a nossa equipe hoje mesmo!

Jacqueline Mazzei

Meu nome é Jacqueline Mazzei, sou contadora formada pela FIG/Unimesp desde 2010, filha do Arnaldo Mazzei, fundador do Grupo Mazzei Contábil. Sou casada, mãe de um príncipe e empresária.