
Entenda a diferença
👉 O cancelamento de notas fiscais é algo comum nas empresas. Em alguns momentos, é necessário recorrer a esse processo para refazer um documento que tenha ficado com erros.
👉 Atualmente, temos diversos conceitos relacionados ao cancelamento de notas fiscais. Além do próprio, existe a carta de correção e, até mesmo, a inutilização.
🔹️ Cancelamento de Nota Fiscal ✅️
👉 Deve ocorrer sempre que o documento estiver com erros que o fazem incompatíveis com a realidade. Essas falhas podem ter diversas origens. Entre elas, erros de digitação dos dados de produtos, valores etc.
⚠️ Todo documento fiscal eletrônico está sujeito ao cancelamento. Inicialmente, temos o prazo máximo de 24 horas para cancelar um documento fiscal diretamente no software emissor.
🔹️ Carta de correção ✅️
👉 Em alguns casos, é possível corrigir dados incorretos de uma nota fiscal. Esse procedimento é feito por meio da carta de correção.
⚠️ Não são todos dados que estão sujeitos à carta de correção. Em resumo, nada que altere a base de cálculo do tributo e o próprio imposto cobrado pode ser modificado.
👉 A carta de correção tem um prazo de 720 horas ou 30 dias corridos a partir da autorização de uso.
🔹️ Inutilização de nota fiscal ✅️
👉 Basicamente, ela pressupõe a supressão de uma numeração.
⚠️ Você deve saber que todo documento fiscal segue uma ordem de numeração crescente e constante. Desde o momento que a empresa emitiu a sua primeira nota fiscal, essa numeração vem avançando. A inutilização é uma forma de “pular” um número da sequência.
Telefone: ☎ (11) 4214-8260
WhatsApp: 📱 (11) 4214-8260
E-mail: 📧 contato@mazzeicontabil.com.br
Endereço: 📍 Rua Araritaguaba, 1019 – Sala 01 – Vila Maria – São Paulo/SP – Cep: 02122-011