Saiba o que é e qual a importância da DRE para a sua empresa
Você já ouviu falar em DRE? Saiba que se trata de um relatório contábil de extrema importância para manter a gestão financeira de uma empresa. Assim, ele oferece uma visão detalhada do desempenho e da economia do negócio em um período determinado.
Apresentando relações entre receitas, despesas, lucros e resultado líquido a fim de identificar lucro ou prejuízo, a DRE é uma ferramenta indicada para tomada de decisões estratégicas.
Siga acompanhando este conteúdo e entenda a importância da DRE para as empresas. Boa leitura!
O que é e qual a estrutura da DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecido como DRE, trata-se de um relatório contábil que resume as operações financeiras de uma empresa dentro de um período específico, podendo ser trimestral ou anual. A DRE apresenta de maneira detalhada as receitas, despesas e custos que a empresa teve no período, garantindo uma análise sobre lucro ou prejuízo.
A estrutura da DRE deve ser padronizada, indo de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda (RIR) e da Lei nº 6.404/1976.
As informações presentes nesse documento legal para um cálculo de lucro ou prejuízo do exercício são:
- Receita bruta: valor total das vendas de produtos ou serviços antes de descontos ou deduções. É o faturamento da empresa sem considerar despesas operacionais e impostos;
- Dedução da receita bruta: inclui devoluções de vendas, impostos sobre as vendas e abatimentos. São deduções subtraídas da receita para que se tenha a receita líquida;
- Receita líquida: valor que entra no caixa da empresa após retirar as deduções. Atua como uma base para o cálculo das margens de lucro e avaliações da saúde financeira dos negócios;
- Custos das Mercadorias Vendidas (CMV) ou serviços prestados: representam os custos diretos, ou seja, aqueles que são relacionados com a produção dos produtos ou prestação de serviços. Quando o CMV é retirado da receita líquida, obtém-se o lucro bruto;
- Despesas operacionais: todos aqueles custos relacionados com o funcionamento da empresa, não estando, portanto, relacionados diretamente com a produção. Essas despesas podem ser divididas pelas administrativas (salários, aluguéis, contas de luz, telefone, entre outras) e despesas comerciais (gastos com publicidade, comissões, entre outras);
- Lucro operacional: reflete o desempenho financeiro da empresa, considerando somente as atividades operacionais principais;
- Receitas e despesas não operacionais: são aqueles resultados que não estão relacionados com as atividades principais da empresa, incluindo ganhos ou perdas com investimentos, por exemplo;
- Imposto sobre o lucro: um cálculo em que a empresa subtrai os impostos sobre o lucro, como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Lucro líquido: resultado final da DRE, sendo obtido logo após a dedução de todos os custos, despesas e impostos. Quando se obtém um resultado positivo é sinal de que a empresa teve lucro; por outro lado, o negativo indica prejuízo.
Entenda a importância da DRE para a sua empresa
A DRE é responsável em fornecer informações valiosas, as quais podem atuar positivamente na gestão empresarial e no processo de tomada de decisões.
Com essa ferramenta, pode-se avaliar o desempenho da empresa, uma vez que a DRE permite entender se as operações estão ou não gerando lucro, identificando as áreas que demandam ajustes.
As empresas devem compreender que a elaboração e a apresentação da DRE é uma obrigação legal exigida para o fechamento contábil anual, portanto, indispensável para que se tenha um cálculo correto de tributos importantes, como o IRPJ e a CSLL.
Vale lembrar que esse demonstrativo permite uma comparação de resultados entre períodos distintos, ajudando na identificação de tendências de crescimento, avaliação dos impactos inovadores e nas previsões para o futuro da empresa de maneira mais precisa. O não cumprimento dessas obrigações gera multas e sérios problemas com o Fisco.
De modo geral, a DRE é um relatório de suma importância para a saúde financeira das empresas, proporcionando uma visão completa do desempenho dos negócios, detalhando as receitas, despesas, custos e resultado líquido.
Com isso, pode-se tomar decisões mais precisas, garantindo que a empresa atue de maneira lucrativa. Sendo assim, a DRE é essencial para que as obrigações fiscais sejam cumpridas.
Diante disso, contar com contadores experientes é um ponto importante para garantir uma elaboração correta do documento a fim de que a empresa usufrua das informações geradas da melhor maneira possível.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor, e, para falar com nossos especialistas, basta clicar aqui.
Aproveite e tenha acesso a mais conteúdos como este diretamente no nosso blog!